Exposição de pintura As Máscaras do Tempo

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, de 2 de junho a 31 de julho, a exposição “As Máscaras do Tempo”.

A mostra é constituída por 19 trabalhos de pintura, realizados por 8 alunos do Ateliê Nova Acrópole – Coimbra, coordenado pela artista plástica Françoise Terseur.

Subordinada à temática “máscara”, os trabalhos espelham de forma artística as diferentes formas como cada artista testemunhou a situação vivida recentemente a nível mundial, decorrente da pandemia da COVID-19.

Os artistas imprimiram nos trabalhos o seu olhar pessoal sobre a vivência do fenómeno da pandemia e a condicionante a que que a mesmo obrigou, a utilização da máscara, procurando plasmar nas obras produzidas conceitos que entenderam relacionados com o fenómeno.

Em exposição estão trabalhos realizados por António Oliveira Lopes, Elvira Santos Abrantes, Fátima Negrão, Françoise Terseur, Helena Almeida, Luísa Abreu, Maria José Ferreira Santo e Ralph Schottler, executados com recurso a várias técnicas de pintura, nomeadamente acrílico, modelagem, colagem e técnicas mistas sobre tela.

A Nova Acrópole é uma associação cultural internacional sem fins lucrativos, que tem como missão promover atividades culturais e sociais nos mais diversos campos. Esta organização integra pessoas de todas as idades, etnias, níveis socioculturais e nacionalidades.

Fundada em 1957 pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi, em Buenos Aires, Argentina, a Associação Nova Acrópole tem-se preocupado, especialmente, com a formação filosófica dos jovens, adaptada à época atual, de uma forma independente e alheia a qualquer influência religiosa, política ou socioeconómica. Atualmente, a Associação Cultural Nova Acrópole está presente em mais de 50 países do mundo, reunindo mais de quinze mil membros ativos e centenas de milhar de simpatizantes que se exprimem em mais de dezoito idiomas e representam uma vasta gama de confissões religiosas, origens étnicas e heranças culturais, oferecendo um magnífico exemplo de coexistência fraterna e mútua compreensão.