A Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), formalmente constituída em Janeiro de 2011, tem os seus primórdios no ano de 2005, quando o seu Grupo de Trabalho, formado pelos bibliotecários do concelho, começou a viabilizar dinâmicas colaborativas na organização de atividades culturais, com destaque para as que promovem o livro e a leitura e gestão e disponibilização de recursos documentais.
A RBC tem vindo a estreitar os laços da partilha, tal como exemplifica este Portal.
Para além de proporcionar aos seus leitores notícias sobre as atividades desenvolvidas nas bibliotecas do município de Cantanhede, inclui, em linha, o catálogo coletivo através do qual os utilizadores podem aceder ao fundo documental, pesquisando por Biblioteca, autor, tipo de documento, etc.
Desejando-se reforçar e estreitar a ligação entre o Município de Cantanhede, através da sua Biblioteca Municipal, com as direções dos Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva, Cantanhede, Lima-de-Faria, Cantanhede e Gândara Mar, Tocha, bem como do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar, foi assinado um Protocolo de Cooperação. Este consigna os propósitos inerentes à RBC, a qual poderá ainda acolher outros parceiros que pretendam contribuir para a prossecução dos objetivos do Grupo de Trabalho.
Sendo a informação um recurso estratégico para a educação, a cidadania, a coesão social e o desenvolvimento económico, é convicção desta Rede que a biblioteca, seja ela pública, escolar ou de outra tipologia, se constitui como um veículo privilegiado de acesso à informação, desempenhando, concomitantemente, um papel fundamental na aprendizagem ao longo da vida e no desenvolvimento de competências na área das várias literacias, nomeadamente da informação, da leitura, da escrita, digital e dos media.
Biblioteca Escolar da EB Carlos de Oliveira, Febres Sala 2 da Biblioteca Escolar Clara Póvoa da ES Lima-de-Faria, Cantanhede