Companhia Teatro da Besta representou em Febres e Cantanhede a peça “A História de Portugal de pantanas”

Cerca de 280 alunos do concelho assistiram, no dia 27 de janeiro, à peça de teatro “A História de Portugal de pantanas”, a cargo da Companhia Teatro da Besta. À primeira sessão, que decorreu no período da manhã, no Pavilhão Multiusos de Febres, assistiram cerca de 190 alunos dos 8º anos da Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, de Febres.
À sessão da tarde, que teve lugar no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede, assistiram os alunos do mesmo ano de escolaridade da EB 2,3 Gândara Mar, Tocha e do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, da Escola Secundária de Cantanhede.
Integrada no Plano Anual de Atividade para o ano letivo 2025-2026, da Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), a iniciativa teve a organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Cantanhede, dos docentes da disciplina de Português dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar e Lima-de-Faria. O Município de Cantanhede assegurou a deslocação dos alunos e docentes da escola da Tocha.
A Companhia Teatro da Besta, fundada em janeiro de 2024, com sede em Coimbra, destaca-se pelo teatro pedagógico, cómico e emotivo que leva a cena e pelas atividades de animação de rua. O espetáculo “A História de Portugal de pantanas” foi produzido pelo grupo com base na obra infantojuvenil “Espreita a História de Portugal”, de José Jorge Letria, e apresenta uma abordagem cénica cuidadosa e profissional deste grupo de jovens atores profissionais, que já têm realizado várias apresentações em escolas e eventos como a Paderne Medieval, festival na vila de Albufeira.
.

