Exposição Fotográfica, Pedro Miguel Mota

Pedro Miguel Oliveira Mota nasceu na Mealhada, em 1989. Fez o percurso académico no concelho da Mealhada, formando-se em 2009 como Técnico de Informática e Gestão, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), trabalhando em diversas áreas.

Em 2014, na situação de desempregado, não deixou esmorecer o seu espírito curioso e ávido de novas aprendizagens e inscreveu-se, a título voluntário, no Curso Profissional Técnico de Logística (2015), proporcionado pelo Centro de Emprego. Nesta formação adquiriu conhecimentos fundamentais e aprendeu a importância da socialização.

No ano 2015, apetrechado com a sua máquina fotográfica e a vontade de captar os melhores registos fotográficos, viajou até Viana do Castelo, onde assistiu a uma Feira Medieval; meses depois, presenciaria à imponente Romaria da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

No final de 2016, cada vez mais apaixonado pelo mundo da fotografia, Pedro Miguel Mota sentiu necessidade de aprender técnicas de posicionamento humano, fundamentais para as sessões fotográficas com modelos que frequentemente realizava, inscrevendo-se num workshop de Modelo Fotográfico, que decorreu em Coimbra, a cargo da maquilhadora profissional Tânia João, no âmbito do projeto “Fashion Events Coimbra”.

O trabalho estável, a partir de 2016, permitiu-lhe investir na aquisição de equipamento de melhor qualidade para os seus trabalhos de fotografia. Iniciou, então, três projetos, em paralelo, na rede social facebook: o Pedro Miguel Fotografias, página de portfólio, o Pedro Miguel Projectos, onde realizava trabalhos com temas relacionados com o seu gosto pessoal e, a partir de 2018, o que hoje ainda se mantém no ativo, a página Pedro Miguel Tradições e Folclore.

O projeto Pedro Miguel Tradições e Folclore tem registado um crescimento anual significativo, assentando, sobretudo, na procura da tradição popular e do contributo, em particular, da riqueza cultural e etnográfica das atuações folclóricas. O projeto nasceu no verão de 2018, quando Pedro Miguel Mota visitou a cidade de Viana do Castelo e assistiu à Romaria da Senhora da Agonia, ocasião em que captou, através da objetiva da sua câmara fotográfica, os ricos trajos típicos das romeiras vianenses, particularmente das jovens com sardas.

A exposição “Sardas”, financiada pelo Município da Mealhada e pelo seu autor, teve como principal objetivo a vontade de mostrar, através da fotografia a preto e branco, a beleza das pessoas que possuem sardas e, simultaneamente, elucidar, de forma simples, em que consistem as sardas.

Com a exposição, Pedro Miguel Mota associa, igualmente, o gosto pela fotografia à vontade de alertar para os cuidados a ter com a pele, de forma a prevenir o cancro da pele, que todos os anos apresenta milhares de novos casos, em Portugal. “Sardas” esteve em exposição em junho de 2021, em Barcouço, Mealhada e de fevereiro a abril de 2022, no Cine-Teatro Messias, também na Mealhada.