Isto não é brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto

A mostra Isto não é brincadeira de crianças – As crianças no Holocausto foi produzida pelo Museu de História do Holocausto do Yad Vashem, em Jerusalém, Israel e cedida para exposição na Biblioteca Municipal de Cantanhede pela Associação Memoshoá –  Associação Memória e Ensino do Holocausto. Esta Associação foi fundada em Lisboa por Esther Mucznik, escritora e jornalista.  
O Yad Vashem (The World Holocaust Remebrance Center) é um complexo construído no Monte Herzl, em Jerusalém, onde se localizam o moderno Museu da História do Holocausto e o Museu de Arte do Holocausto, vários memoriais, a International School for Holocaust Studies (Escola Internacional para o Estudo do Holocausto), entre outros serviços educativos e de pesquisa sobre o Holocausto. 
A partir de testemunhos de crianças e jovens que vivenciaram na primeira pessoa este período negro da história, a exposição Isto não é uma brincadeira de crianças mostra como brincavam e se divertiam os mais pequenos nos campos de concentração nazis e nos guetos instituídos pelas autoridades alemãs, na Segunda Guerra Mundial. 
Mesmo nas mais difíceis e trágicas condições humanas, onde a falta de liberdade era agravada pela fome, pelas doenças, o terror e a crueldade, as crianças construíam os seus jogos e brinquedos, com recursos mínimos, mas muita criatividade.