No mês de junho, Biblioteca Municipal expõe trabalhos feitos em papel da autoria de Mário Rumor

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, de 3 a 30 de junho, uma mostra de trabalhos executados em papel, pelo artesão Mário Rumor. Em exposição estão trinta e quatro peças inteiramente elaboradas com folhas de papel de jornal, com utilidades diversas.

Mário Rumor nasceu em Vilamar, em 1960, e reside em Cantanhede há várias décadas. Pedreiro de profissão, é trabalhador do Município de Cantanhede.

O interesse de Mário Rumor pela pintura e pelo artesanato surgiram quando ainda era jovem, mas foi mais recentemente, há cerca de seis anos, que começou a interessar-se e a dedicar-se à execução de trabalhos em madeira e em papel.

Os trabalhos de Mário Rumor são realizados com folhas de papel de jornal e, por vezes, com objetos reutilizados. A partir de técnicas de entrançamento utilizadas na arte da cestaria, reutilizando folhas de papel, sobretudo de jornal, o artista cria peças de artesanato originais, com utilidades diversas: cestos, caixas, garrafas, molduras, entre outras.

Na sessão de abertura da exposição, que ocorreu no dia 3 de junho, o Vice-presidente Pedro Cardoso esteve presente e felicitou o autor pelo talento demonstrado e “pelo sentido de oportunidade que demonstra na reutilização de materiais recicláveis, nomeadamente de papel, na produção das suas peças.”

Para além deste passatempo artesanal de produção de objetos com utilização de papel, Mário Rumor dedica parte do seu tempo livre ao estudo das plantas medicinais, suas características e utilizações.